twitterfacebookyoutubeemail

Social Icons

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Estudantes do Coque contando suas histórias de vida em livro

A história de vida de 71 estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Joaquim Nabuco foi retratada no livro “A História de Vida dos Estudantes do Coque”, lançado pelos próprios estudantes na tarde desta terça-feira (01), no auditório do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para a abertura do evento, integrantes da Orquestra Cidadã fizeram uma apresentação para o público presente.

A obra contou com o apoio da gestora da instituição, Izabel Sena, e do professor de Língua Portuguesa George André. Izabel explica que o projeto surgiu através das aulas de Português e das oficinas de Linguagem. “Eles sentiram a necessidade de contar um pouco do seu cotidiano e oferecer ao leitor uma visão da vida dentro da comunidade do Coque. Além, claro, de mostrar a esses educandos a importância da leitura e da escrita”, disse.

No livro, os jovens escritores contam o seu cotidiano, relembrando diversos momentos da infância até os dias de hoje. A estudante, Camila Vitalina, 17 anos, sonha em ser modelo e pretende cursar Moda. Ela conta que o que mais marcou sua infância foi o afastamento de sua mãe. “Ela precisava trabalhar e eu fui morar com meus avós maternos em Garanhuns. Só voltei aos 12 anos”. Apear da distância da figura materna, Camila sempre expressou seu amor. “Ela é tudo que tenho. Minha amiga, minha companheira, não trocaria ela por nada. Escrever sobre minha história foi uma libertação”, explica.


Já a estudante Sue Ellen Barros, 17 anos, quer ser turismóloga. Ela conta que, no início, não acreditou muito no projeto.  “Escrevi achando que não daria certo, que seria apenas mais um projeto esquecido, mas quando vi a repercussão percebi que valeu a pena”. Na obra, ela explica também sobre das dificuldades de morar em uma comunidade estigmatizada pela violência. “Agradeci muito a Deus pela oportunidade de mostrar que, mesmo morando em um lugar conhecido como violentos, aqui dentro da minha comunidade existe esperança”, finaliza. Informações da assessoria de imprensa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário